quinta-feira, 10 de novembro de 2011

“A informática para os docentes da Creche Municipal Nair Aguiar”



Em todos os ramos da prática docente a informática se dá como mais uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de um bom trabalho.

Porém é mais comum vermos professores que se dedicam a uma disciplina especifica fazendo us deste meio para diversificar suas aulas, levando para as salas de aula mais interatividade e atrativos para os alunos.

Sendo assim, a proposta de se identificar o papel da informática para docentes de uma creche se dá como algo ainda desconhecido e não explorado em outros artigos.

Em entrevista realizada com oito professoras que lecionam na Creche Municipal Nair Aguiar da Silva, foram expostas as seguintes opiniões em relação ao tema “uso da informática”.

Pergunta: Todas possuem acesso a computadores, sejam eles em casa ou em lan house?

Resposta: Seis das professoras afirmaram ter computador em casa, as duas demais afirmaram não possuir computador e não freqüentarem lan house.

Pergunta: Quantas de vocês possuem conhecimento sobre o uso da informática?

Resposta: Cinco das oito professoras afirmaram saber utilizar o computador, porém destas, duas disseram saber usar pouco, e as três demais afirmaram não saber nada sobre o uso da informática.

Pergunta: O local de trabalho disponibiliza o acesso a computadores aos docentes?(Se sim – De que forma?/ Se não – alguém saberia por quê?)

Resposta: Não. Pois a creche dispõe apenas de um computador sem internet, que é destinado as tarefas administrativas e organizacionais da instituição.

Pergunta: Quantas de vocês utilizam a informática em sua prática docente? E de que forma?

Resposta: Apenas três das oito professoras se utilizam da informática em sua prática educacional. Essa utilização se dá na pesquisa via internet sobre atividades referentes a suas aulas; imagens para criação de atividades; digitação dos planos de aula;elaboração de relatórios.

Esta entrevista foi realizada em grupo. Para que as respostas se tornassem mais objetivas não foram dispostas as respostas de cada uma, especificando nomes, e sim a conclusão geral que se obtinha a cada pergunta respondida.

Everton Ribeiro dos Santos

2 comentários:

  1. Esse é um grande desafio na era em que estamos , onde as aulas dinâmicas de informática ainda não tem a demanda suficiente de professores e creio mesmo que nem máquinas de acordo com o número de alunos, mesmo dividindo a turma.

    ResponderExcluir
  2. Everton, você fez um levantamento sobre um assunto que considero de suma importância. O professor contemporâneo necessita caminhar paralelamente com as modificações para que suas aulas acompanhem com mais eficiência a carga de novidades e para isso é preciso começar transformando a questão da sua notícia.

    ResponderExcluir